lunes, 7 de septiembre de 2009

Conheçendo Santa Cruz

Fez dias eu pensava aperturar este blog, mas o poco tempo que eu disponia e a doença (Gripe A) nao deixaram que eu possa empeçar escrivir o articulo cualquera. Mas, inspirado por uma amiga muito especial pra mim, PM (20), que eu chamo “minha rainha” quem é minha “musa” (deusa) para fazer muitas coisas na mente.

Mas hoje é realidade, para que ela ou cualquer outra pessoa possa entender o que acontece desde a cidade de “Santa Cruz de la Sierra” (Santa Cruz da Serra), na Bolivia.

É a cidade com a major progreso da Bolivia. Está colocada 1000 Km. no este da La Paz, tem altura de 416 mt. sobre o nivel do mar. O clima é caluroso e húmido na major parte do tempo, com temperatura promedio do 28 ºC no ano. Bolivia tem 3 diferentes regoes, altiplano, vale e planicie. Santa Cruz é planicie, perto do Brasil. Os nativos são chamados “cambas” (amigo na lengua guaraní). Eles dissem que Santa Cruz tem 11 meses do verão e 1 mes do inverno.

A cidade se caracterisa por o desenrolo da ganaderia, do coltivo da canha da açucar, soja, arroz, e nos ultimos anos do explotação do petroleo e gas.

Actualmente a regão tem a luta com o governo do presidente Evo Morales, um campoès que nao terminou a scuola primaria mas chegou até. A oligarquia, a principal oposiçao do Moreales está na Santa Cruz.

Tento não ser patidario do presidente Morales nem estar com a oposiçao, tento ser um critico intelectual social urbano que olha desde outra ótica e comenta desde o balção.

No hay comentarios:

Publicar un comentario